Poderes legislativo e judiciário: mesmas pautas, entendimentos diversos
Tanto o poder judiciário, representado aqui pelo STF, quanto o poder legislativo, Câmara dos deputados e Senado Federal, discutem simultaneamente pelo menos 6 temas. Entre eles estão o debate sobre a demarcação de terras indígenas (já julgado pelo STF), a descriminalização das drogas, o aborto, o casamento homoafetivo, o imposto sindical e o quociente eleitoral.
A descriminalização das drogas e do aborto são pautas de bastante repercussão nacional. No âmbito do STF, o debate contou com 5 votos a 1 a favor da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, precisando de pelo menos mais um voto para ser aprovado. Em contrapartida, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional que impede a posse e porte de qualquer substância sem autorização legal ou regulamentar.
Evidenciando as disputas recorrentes nos últimos anos entre os dois poderes, o aborto é outro tema em pauta, uma vez que o STF no último dia (22) começou a julgar a descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas, deputados e senadores se anteciparam, organizando uma frente parlamentar mista contra o aborto.
Saiba mais em:
CNN Brasil